Marina da Silveira Rodrigues Almeida
Consultora em Educação Inclusiva
Psicóloga e Pedagoga especialista
Instituto Inclusão Brasil
1. O que é Deficiência Intelectual ou atraso cognitivo?
Deficiência intelectual ou atraso mental é um termo que se usa quando
uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no
desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de
relacionamento social.
Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas.
As crianças com atraso cognitivo podem precisar de mais tempo para
aprender a falar, a caminhar e a aprender as competências necessárias
para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia. É natural
que enfrentem dificuldades na escola. No entanto aprenderão, mas
necessitarão de mais tempo. É possível que algumas crianças não consigam
aprender algumas coisas como qualquer pessoa que também não consegue
aprender tudo.
2. Quais são as causas da Deficiência Intelectual ou Atraso Cognitivo?
Os investigadores encontraram muitas causas da deficiência intelectual, as mais comuns são:
Condições genéticas: Por vezes, o atraso mental é causado por genes
anormais herdados dos pais, por erros ou acidentes produzidos na altura
em que os genes se combinam uns com os outros, ou ainda por outras
razões de natureza genética. Alguns exemplos de condições genéticas
propiciadoras do desenvolvimento de uma deficiência intelectual incluem a
síndrome de Down ou a fenilcetonúria.
Problemas durante a gravidez: O atraso cognitivo pode resultar de um
desenvolvimento inapropriado do embrião ou do feto durante a gravidez.
Por exemplo, pode acontecer que, a quando da divisão das células, surjam
problemas que afetem o desenvolvimento da criança. Uma mulher alcoólica
ou que contraia uma infecção durante a gravidez, como a rubéola, por
exemplo, pode também ter uma criança com problemas de desenvolvimento
mental.
Problemas ao nascer: Se o bebê tem problemas durante o parto, como, por
exemplo, se não recebe oxigênio suficiente, pode também acontecer que
venha a ter problemas de desenvolvimento mental.
Problemas de saúde: Algumas doenças, como o sarampo ou a meningite podem
estar na origem de uma deficiência mental, sobretudo se não forem
tomados todos os cuidados de saúde necessários. A mal nutrição extrema
ou a exposição a venenos como o mercúrio ou o chumbo podem também
originar problemas graves para o desenvolvimento mental das crianças.
Nenhuma destas causas produz, por si só, uma deficiência intelectual. No
entanto, constituem riscos, uns mais sérios outros menos, que convém
evitar tanto quanto possível. Por exemplo, uma doença como a meningite
não provoca forçosamente um atraso intelectual; o consumo excessivo de
álcool durante a gravidez também não; todavia, constituem riscos
demasiados graves para que não se procure todos os cuidados de saúde
necessários para combater a doença, ou para que não se evite o consumo
de álcool durante a gravidez.
A deficiência intelectual não é uma doença. Não pode ser contraída a
partir do contágio com outras pessoas, nem o convívio com um deficiente
intelectual provoca qualquer prejuízo em pessoas que o não sejam. O
atraso cognitivo não é uma doença mental (sofrimento psíquico), como a
depressão, esquizofrenia, por exemplo. Não sendo uma doença, também não
faz sentido procurar ou esperar uma cura para a deficiência intelectual.
A grande maioria das crianças com deficiência intelectual consegue
aprender a fazer muitas coisas úteis para a sua família, escola,
sociedade e todas elas aprendem algo para sua utilidade e bem-estar da
comunidade em que vivem. Para isso precisam, em regra, de mais tempo e
de apoios para lograrem sucesso.
3. Como se diagnostica a Deficiência Intelectual ou Atraso Cognitivo?
A deficiência intelectual ou atraso cognitivo diagnostica-se, observando duas coisas:
A capacidade do cérebro da pessoa para aprender, pensar, resolver
problemas, encontrar um sentido do mundo, uma inteligência do mundo que
as rodeia (a esta capacidade chama-se funcionamento cognitivo ou
funcionamento intelectual)
A competência necessária para viver com autonomia e independência na
comunidade em que se insere (a esta competência também se chama
comportamento adaptativo ou funcionamento adaptativo).
Enquanto o diagnóstico do funcionamento cognitivo é normalmente
realizado por técnicos devidamente habilitados (psicólogos,
neurologistas, fonoaudiólogos, etc.), já o funcionamento adaptativo deve
ser objeto de observação e análise por parte da família, dos pais e dos
educadores que convivem com a criança.
Para obter dados a respeito do comportamento adaptativo deve procurar
saber-se o que a criança consegue fazer em comparação com crianças da
mesma idade cronológica.
Certas competências são muito importantes para a organização desse comportamento adaptativo:
As competências de vida diária, como vestir-se, tomar banho, comer.
As competências de comunicação, como compreender o que se diz e saber responder.
As competências sociais com os colegas, com os membros da família e com outros adultos e crianças.
Para diagnosticar a Deficiência Intelectual, os profissionais estudam as
capacidades mentais da pessoa e as suas competências adaptativas. Estes
dois aspectos fazem parte da definição de atraso cognitivo comum à
maior parte dos cientistas que se dedicam ao estudo da deficiência
intelectual.
O fato de se organizarem serviços de apoio a crianças e jovens com
deficiência intelectual deve proporcionar uma melhor compreensão sobre a
situação concreta da criança de quem se diz que tem um atraso
cognitivo.
Após uma avaliação inicial, devem ser estudadas as potencialidades e as
dificuldades que a criança apresenta. Deve também ser estudada a
quantidade e natureza de apoio de que a criança possa necessitar para
estar bem em casa, na escola e na comunidade.
Esta perspectiva global dá-nos uma visão realista de cada criança. Por
outro lado, serve também para reconhecer que a “visão” inicial pode, e
muitas vezes devem mudar ou evoluir. À medida que a criança vai
crescendo e aprendendo, também a sua capacidade para encontrar o seu
lugar, o seu melhor lugar, no mundo aumenta.
4. Qual é a freqüência da Deficiência Intelectual?
A maior parte dos estudos aponta para uma freqüência de 2% a 3% sobre as
crianças com mais de 6 anos. Não é a mesma coisa determinar essa
freqüência em crianças mais novas ou em adultos. A Administração dos EUA
considera o valor de 3% para efeitos de planificação dos apoios a
conceder a alunos com atraso cognitivo. Esta percentagem é um valor de
referência que merece bastante credibilidade. Mas não é mais do que um
valor de referência.
5. Orientação aos Pais:
Procure saber mais sobre deficiência intelectual: outros pais, professores e técnicos poderão ajudar.
Incentive o seu filho a ser independente: por exemplo, ajude-o a
aprender competências de vida diária, tais como: vestir-se, comer
sozinho, tomar banho, arrumar-se para sair.
Atribua-lhe tarefas próprias e de responsabilidade. Tenha sempre em
mente a sua idade real, a sua capacidade para manter-se atento e as suas
competências. Divida as tarefas em passos pequenos. Por exemplo, se a
tarefa do seu filho é a de pôr a mesa, peça-lhe primeiro que escolha o
número apropriado de guardanapos; depois, peça-lhe que coloque cada
guardanapo no lugar de cada membro da família. Se for necessário,
ajude-o em cada passo da tarefa. Nunca o abandone numa situação em que
não seja capaz de realizar com sucesso. Se ele não conseguir, demonstre
como deve ser.
Elogie o seu filho sempre que consiga resolver um problema. Não se
esqueça de elogiar também quando o seu filho se limita a observar a
forma como se pode resolver a tarefa: ele também realizou algo
importante, esteve consigo para que as coisas corram melhor no futuro.
Procure saber quais são as competências que o seu filho está aprendendo
na escola. Encontre formas de aplicar essas competências em casa. Por
exemplo, se o professor lhe está ensinando a usar o dinheiro, leve o seu
filho ao supermercado. Ajude-o a reconhecer o dinheiro necessário para
pagar as compras. Explique e demonstre sempre como se faz, mesmo que a
criança pareça não perceber. Não desista, nem deixe nunca o seu filho
numa situação de insucesso, se puder evitar.
Procure oportunidades na sua comunidade para que ele possa participar em
atividades sociais, por exemplo: escoteiros, os clubes, atividades de
desporto. Isso o ajudará a desenvolver competências sociais e a
divertir-se.
Fale com outros pais que tenham filhos com deficiência intelectual: os
pais podem partilhar conselhos práticos e apoio emocional.
Não falte às reuniões de escola, em que os professores vão elaborar um
plano para responder melhor às necessidades do seu filho. Se a escola
não se lembrar de convidar os pais, mostre a sua vontade em participar
na resolução dos problemas. Não desista nunca de oferecer ajuda aos
professores para que conheçam melhor o seu filho. Pergunte também aos
professores como é que pode apoiar a aprendizagem escolar do seu filho
em casa.
6. Orientação aos Professores:
Aprenda tudo o que puder sobre deficiência intelectual. Procure quem
possa aconselhar na busca de bibliografia adequada ou utilize
bibliotecas, internet, etc.
Reconheça que o seu empenho pode fazer uma grande diferença na vida de
um aluno com deficiência ou sem deficiência. Procure saber quais são as
potencialidades e interesses do aluno e concentre todos os seus esforços
no seu desenvolvimento. Proporcione oportunidades de sucesso.
Participe ativamente na elaboração do Plano Individual de Ensino do
aluno e Plano Educativo. Este plano contém as metas educativas, que se
espera que o aluno venha a alcançar, e define responsabilidades da
escola e de serviços externos para a boa condução do plano.
Seja tão concreto quanto possível para tornar a aprendizagem vivenciada.
Demonstre o que pretende dizer. Não se limite a dar instruções verbais.
Algumas instruções verbais devem ser acompanhadas de uma imagem de
suporte, desenhos, cartazes. Mas também não se limite a apoiar as
mensagens verbais com imagens. Sempre que necessário e possível,
proporcione ao aluno materiais e experiências práticas e oportunidade de
experimentar as coisas.
Divida as tarefas novas em passos pequenos. Demonstre como se realiza
cada um desses passos. Proporcione ajuda, na justa medida da necessidade
do aluno. Não deixe que o aluno abandone a tarefa numa situação de
insucesso. Se for necessário, solicite ao aluno que seja ele a ajudar o
professor a resolver o problema. Partilhe com o aluno o prazer de
encontrar uma solução.
Acompanhe a realização de cada passo de uma tarefa com comentários imediatos e úteis para o prosseguimento da atividade.
Desenvolva no aluno competências de vida diária, competências sociais e
de exploração e consciência do mundo envolvente. Incentive o aluno a
participar em atividades de grupo e nas organizações da escola.
Trabalhe com os pais para elaborar e levar a cabo um plano educativo que
respeite as necessidades do aluno. Partilhe regularmente informações
sobre a situação do aluno na escola e em casa.
7. Que expectativas de futuro têm as crianças com Deficiência Intelectual?
Sabemos atualmente que 87% das crianças com deficiência intelectual só
serão um pouco mais lentas do que a maioria das outras crianças na
aprendizagem e aquisição de novas competências. Muitas vezes é mesmo
difícil distingui-las de outras crianças com problemas de aprendizagem
sem deficiência intelectual, sobretudo nos primeiros anos de escola. O
que distingue umas das outras é o fato de que o deficiente intelectual
não deixa de realizar e consolidar aprendizagens, mesmo quando ainda não
possui as competências adequadas para integrá-las harmoniosamente no
conjunto dos seus conhecimentos. Daqui resulta não um atraso simples que
o tempo e a experiência ajudarão a compensar, mas um processo diferente
de compreender o mundo. Essa diferente compreensão do mundo não deixa,
por isso, de ser inteligente e mesmo muito adequada à resolução de
inúmeros problemas do quotidiano. È possível que as suas limitações não
sejam muito visíveis nos primeiros anos da infância. Mais tarde, na vida
adulta, pode também acontecer que consigam levar uma vida bastante
independente e responsável. Na verdade, as limitações serão visíveis em
função das tarefas que lhes sejam pedidas.
Os restantes 13% terão muito mais dificuldades na escola, na sua vida
familiar e comunitária. Uma pessoa com atraso mais severo necessitará de
um apoio mais intensivo durante toda a sua vida.
Todas as pessoas com deficiência intelectual são capazes de crescer,
aprender e desenvolver-se. Com a ajuda adequada, todas as crianças com
deficiência intelectual podem viver de forma satisfatória a sua vida
adulta.
8. Que expectativas de futuro têm as crianças com Deficiência Intelectual na Escola?
Uma criança com deficiência intelectual pode obter resultados escolares
muito interessantes. Mas nem sempre a adequação do currículo funcional
ou individual às necessidades da criança exige meios adicionais muito
distintos dos que devem ser providenciados a todos os alunos, sem
exceção.
Antes de ir para a escola e até ao três anos, a criança deve beneficiar
de um sistema de intervenção precoce. Os educadores e outros técnicos do
serviço de intervenção precoce devem pôr em prática um Plano Individual
de Apoio à Família.
Este plano define as necessidades individuais e únicas da criança.
Define também o tipo de apoio para responder a essas necessidades. Por
outro lado, enquadra as necessidades da criança nas necessidades
individuais e únicas da família, para que os pais e outros elementos da
família saibam como ajudar a criança.
Quando a criança ingressa na Educação Infantil e depois no Ensino
Fundamental, os educadores em parceria com a família devem por em
prática um programa educativo que responda às necessidades individuais e
únicas da criança. Este programa é em tudo idêntico ao anterior, só que
ajustado à idade da criança e à sua inclusão no meio escolar. Define as
necessidades do aluno e os tipos de apoio escolar e extra-escolar.
A maior parte dos alunos necessita de apoio para o desenvolvimento de
competências adaptativas, necessárias para viver, trabalhar e
divertir-se na comunidade.
Algumas destas competências incluem:
A comunicação com as outras pessoas.
Satisfazer necessidades pessoais (vestir-se, tomar banho).
Participar na vida familiar (pôr a mesa, limpar o pó, cozinhar).
Competências sociais (conhecer as regras de conversação, portar-se bem em grupo, jogar e divertir-se).
Saúde e segurança.
Leitura, escrita e matemática básica; e à medida que vão crescendo,
competências que ajudarão a crianças na transição para a vida
adulta.Postado por Marina S. Rodrigues Almeida
FONTE:http://inclusaobrasil.blogspot.com.br/2007/10/o-que-deficincia-intelectual-ou-atraso.html